quarta-feira, 26 de junho de 2013

Relatório de Atividades Exercício 2012

1-   A FUNDAÇÃO NAGIB HAICKEL.


A Fundação Nagib Haickel é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede e domicílio na cidade de São Luís, Maranhão, sito na Avenida João Pessoa, nº. 266, Setor B, Outeiro da Cruz.

Desta forma, eu, Monica Helena Silva Gobel, Diretora Presidente desta instituição, de acordo com as atribuições estatutárias a mim conferidas, venho através deste instrumento, apresentar o relatório de atividades do exercício aqui mencionado.




São Luís, 20 de Dezembro de 2012.





_______________________
Monica Helena Silva Gobel

Diretora Presidente







2 - PROJETOS EM ANDAMENTO

2.1- Criação e Veiculação de campanhas institucionais de apoio e incentivo à educação, saúde, preservação ambiental, proteção à pessoa humana, defesa dos direitos fundamentais e conscientização do cidadão. Projeto Natal o Ano Todo, em parceria com o ICE - MA (Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão).
2.2- Projeto MAVAM 
2.3- Coleta de Baterias e Pilhas Descartadas 
2.4- Coleta Seletiva do Lixo 
2.5- Coral Canto Curumin, em parceria com o ICE-MA. 
2.6- Brincar e Criar é Só Começar, em parceria com o ICE-MA. 
2.7- VIII Radioantiguidade 
2.8- Desenho Animado A FUNDAÇÃO DE SÃO LUIS 
2.9- PROJETO ANGÚSTIA 
2.10- Filme “A História do Padre Antonio Vieira” 
2.11- Academia da Memória, Homens e Imortais
2.12- Curso Desenho de som avançado
2.13- IV Sermão Antoniológico do Velho Moleque
2.14- Festa em comemoração ao dia das mães em parceria com a União de Moradores do Centro Histórico de São Luis
2.15- Punga dos Homens no Tambor de Crioula
2.16- II Festival Lume de Cinema
2.17- Curso de Direção de Arte
2.18- 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


3 - OS PROJETOS

3.1. CRIAÇÃO E VEICULAÇÃO DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS DE APOIO AOS MAIS VARIADOS SEGMENTOS.

3.1.1. O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a utilização de seus meios de comunicação, assim como meios de comunicação parceiros disponíveis, na veiculação de uma série de campanhas institucionais de educação nos mais diversos setores da sociedade. Citamos como exemplo, as seguintes campanhas: MAL DE ALZHEIMER, DISLEXIA, PIERCING, DIREÇÃO SEGURA, PLÁSTICOS, SUSTENTABILIDADE, ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, GRIPE SUÍNA, PEDOFILIA, DOENÇAS DAS MULHERES, DOENÇAS DAS CRIANÇAS, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, DIREITOS DO CONSUMIDOR, COMO ECONOMIZAR ÁGUA, COMO ECONOMIZAR ENERGIA, DOAÇÃO DE SANGUE e DE ÓRGÃOS, AIDS, MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, etc.etc. 


3.1.2. Status do Projeto.

Temos realizado, ininterruptamente, a veiculação de várias campanhas institucionais de interesse geral. Somam mais de 500 materiais prontos, rodando em cinco rádios FM no Maranhão, cobrindo um público potencial de mais de 2 milhões de pessoas. As rádios que veiculam tais matérias são: Radio 105,5 FM, na ilha de São Luis – MA; Rádio Mirante FM de Santa Inês, com vasta área de cobertura; Rádio MAIS FM, em São José de Ribamar - MA, líder de audiência no segmento popular na ilha de São Luis; Rádio 92,3 FM em Paço do Lumiar - MA e Rádio 95 FM em Timon – MA, muito ouvida na grande Teresina - PI, totalizando mais de 15.000 inserções por ano.

3.2. PROJETO MAVAM

3.2.1. O que é?
Com o desejo cada vez mais firme de trabalhar pela educação, associando sua visão de que a cultura é fundamental para o crescimento do nosso estado, a Fundação Nagib Haickel desenvolve um projeto de criação de um museu da memória audiovisual do Maranhão.
O MAVAM atuará como uma usina de memória audiovisual que registrará, guardará e disseminará as histórias que são a base de nossa cultura e fruto de nossas reflexões sobre o mundo.
Dedicar-se-á à produção, preservação, disponibilização e integração de um acervo representativo de interesse permanente composto pelo registro dos “saberes” que caracterizam um povo, uma cultura e seu tempo.
O MAVAM pretende interessar toda a comunidade, tornando-se espaço de convivência, debate e intercâmbio cultural. 

3.2.2.Status do Projeto.
Projeto em desenvolvimento. Prédio restaurado pelo IPHAN e entregue à Fundação Nagib Haickel para instalação do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão, já em fase de captação de acervo.

3.3. COLETA DE BATERIAS E PILHAS DESCARTADAS



3.3.1.O que é?
Recolhimento de pilhas e baterias para dar o destino correto e evitar contaminação do meio ambiente.

3.3.2.Status do Projeto
Realizado ininterruptamente em todas em empresas parceiras da Fundação Nagib Haickel.

3.4. COLETA SELETIVA DE LIXO



3.4.1. O que é?
Recolhimento de lixo separando em lixeiras apropriadas para dar o destino correto e evitar poluir o meio ambiente.

3.4.2.Status do Projeto
Realizado ininterruptamente em todas em empresas parceiras da Fundação Nagib Haickel.

3.5. CORAL CANTO CURUMIN


3.5.1.O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta, em parceria com o ICE-MA, é iniciar e fortalecer o processo de formação musical de crianças através do coro, visando sua socialização e educação musical. Realizar a troca de experiências com outros corais infantis, através da participação em eventos. 

3.5.2.Status do Projeto
Em pleno funcionamento nas organizações comunitárias do Bairro do Coroadinho – São Luis, MA.

3.6. BRINCAR E CRIAR E SÓ COMEÇAR



3.6.1. O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta, em parceria com o ICE-MA, é utilizar jogos e brincadeiras como ferramentas para o desenvolvimento sócio-educativo de crianças e adolescentes.

3.6.2. Status do Projeto
Em pleno funcionamento nas organizações comunitárias do Bairro do Coroadinho – São Luis, MA.

3.7. VIII RADIOANTIGUIDADE




3.7.1. O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é ceder equipamento para criação e edição de material a ser divulgado na mídia local (Rádio e TV) desta exposição de rádios antigos realizada em São Luis pelo Radialista Talvany Lukato há vários anos.

3.7.2.Status do Projeto
Criação e edição de material (áudio e vídeo) para divulgação no MAVAM e exposição realizada no período de 10 a 15 de Outubro de 2012 na Associação Comercial.

3.8. Desenho Animado A FUNDAÇÃO DE SÃO LUIS



3.8.1.O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a produção cinematográfica de um curta animado sobre a aventura dos fundadores da cidade de São Luis, denominado “A Fundação de São Luis” (Projeto aprovado pela Lei Rouanet).

3.8.2.Status do Projeto
Em fase de finalização.

3.9. PROJETO ANGÚSTIA


3.9.1.O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a produção de um curta metragem de poucos diálogos que privilegia a exposição da completude reveladora do silêncio.

3.9.2.Status do Projeto
Em fase de produção.

3.10.Filme “A HISTÓRIA DO PADRE ANTONIO VIEIRA”


3.10.1.O que é?
O que a Fundação Nagib Haickel pretende com essa proposta é a produção cinematográfica de um documentário de média metragem que reúne histórias e depoimentos sobre a vida do Pe. Antonio Vieira (Projeto aprovado pela Lei Rouanet).


3.10.2.Status do Projeto
Em fase de produção.

4.OUTRAS ATIVIDADES.

Com o apoio de empresas parceiras, a Fundação Nagib Haickel continua seu compromisso de apoio às mais variadas instituições de amparo e apoio social da cidade de São Luís.

4.1. ACADEMIA DA MEMÓRIA, Homens e Imortais, 24 Filmes curta-metragem sobre membros da AML

4.1.1. O que é?

“A academia da Memória- Homens e Imortais", é uma iniciativa da Academia Maranhense de Letras (AML) em parceria com a Fundação Nagib Haickel através do Museu de Memória Audiovisual do Maranhão. O principal alvo do projeto é a preservação da memória dos acadêmicos de ontem e de hoje. Mostrar para as pessoas todo esse acervo, além da guardá-lo de forma adequada, é de suma importância tanto para o público em geral, quanto para as futuras gerações que terão assim, a oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso passado. Queremos motivar as pessoas e as autoridades para a importância da história de todos. Queremos preservar a memória dos acadêmicos de ontem e de hoje, usando depoimentos de seus contemporâneos e estudiosos da nossa cultura. A parceria com a Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, deu-se através da cessão de equipamentos e espaços, produção e edição dos documentários.

4.1.2.Status do Projeto
Em fase de produção.

4.2. Curso Desenho de som avançado

4.2.1. O que é?
Curso gratuito oferecido pelo Centro Audiovisual do Nordeste (Canne), numa parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco/MEC e a Secretaria do Audiovisual/Minc, com o apoio da Faculdade São Luis, Fundação Municipal de Cultura (Func) e Associação Brasileira de Documentaristas – seção Maranhão (ABD/MA). A parceria com a Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, deu-se através da criação e edição de material a ser divulgado na mídia local (Rádio e TV).

4.2.2. Status do Projeto
Realizado entre os dias 28 de maio e 01 de junho de 2012

4.3. IV Sermão Antoniológico do Velho Moleque

4.3.1. O que é?
Evento realizado pelo Centro Cultural de Capoeiragem Matroá em parceria com a Associação de Amigos do Mestre. A parceria com a Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, se fez no registro audiovisual do projeto que contará com uma vasta programação cultural.
4.3.2. Status do Projeto
Realizado no dia 09 de maio, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

4.4. Festa em comemoração ao dia das mães em parceria com a União de Moradores do Centro Histórico de São Luis

4.4.1. O que é?
Evento realizado pela União de Moradores do Centro Histórico, entidade filantrópica que atua nos bairros do Desterro, Portinho e Praia Grande, com vasta programação e distribuição de prêmios. A parceria da Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, se fez no registro audiovisual do evento e doação dos seguintes prêmios: 02 Ventiladores Arno 30 cm; 02 Ferros Wallita Diva; 02 Liquidificadores Britania Diamante Black; 02 Sanduicheiras Cadence e 02 Fogões Consul.

4.4.2. Status do Projeto
Realizado no dia 13 de maio de 2012 na Praça do Desterro.


4.5. Punga dos Homens no Tambor de Crioula

4.5.1. O que é?
Evento realizado pelo Centro Cultural de Capoeiragem Matroá acerca das tradições e manifestações da cultura popular maranhense. A parceria se fez no registro audiovisual do projeto que contará com a presença de turmas de tambor de crioula do meio rural maranhense, além de capoeiras de dentro e de fora do estado.

4.5.2. Status do Projeto
Realizado nos dias 18 e 19 de maio, no Circo Cultural Nelson Brito.

4.6. II Festival Lume de Cinema

4.6.1. O que é?

O Festival Lume de Cinema, deseja despertar também no espectador do Maranhão uma consciência a favor da arte cinematográfica entre nós, mostrando em diversos espaços da cidade, uma gama enorme de filmes, entre longas e curtas, participantes das mostras oficiais e paralelas, além de shows, lançamentos de livros, palestras, workshops e debates, visando estimular e aprimorar nosso conhecimento e sensibilidade em torno dessa arte tão completa e plural. A parceria com a Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, deu-se através da criação e edição de material a ser divulgado na mídia local (Rádio e TV).

4.6.2.Status do Projeto
Realizado no Cine Praia Grande entre os dias 14 e 20 de junho de 2012.

4.7.Curso de Direção de Arte

4.7.1. O que é?
O curso será ministrado pela professora Vera Hamburguer e é um oferecimento do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), numa parceria com Fundação Joaquim Nabuco/MEC, Secretaria do Audiovisual/MinC, com apoio da Faculdade São Luís, através do Curso de Comunicação Social e Cineclube, Func, Fundação Nagib Haickel e Mavam. As inscrições e o curso são gratuitos. A parceria com a Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, deu-se através da criação e edição de material a ser divulgado na mídia local (Rádio e TV).

4.7.2. Status do Projeto
Curso realizado de 24 a 28 de setembro, na Faculdade São Luís.

4.8. 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na    América do Sul





4.8.1. O que é?
A Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura, recebe o patrocínio da Petrobrás e o apoio da EBC e dos governos locais, além da importante mobilização dos movimentos e redes de Direitos Humanos em todo o Brasil. O objetivo principal da Mostra é estabelecer um diálogo franco e aberto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos. A parceria com a Fundação Nagib Haickel, através do Mavam, deu-se através da  criação e edição de material a ser divulgado na mídia local (Rádio e TV).
4.8.2. Status do Projeto
Evento realizado entre os dias 25 e 30 de novembro de 2012, no Teatro da Cidade, com entrada franca